Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, as cesarianas não devem ultrapassar uma taxa de 15% dos nascimentos realizados no país. Infelizmente, na prática, isso não acontece. A taxa de cesarianas efetuadas no Brasil pela saúde privada (planos de saúde) é de mais de 80%.
.
O principal motivo para isso acontecer é a cultura da cesariana criada na sociedade, que fortemente se acredita na institucionalização e suas tecnologias no atendimento ao parto e nascimento. Passou-se a acreditar que o procedimento cirúrgico é o processo mais seguro, mais prático e menos dolorido. Tem-se a cesariana como a evolução e modernidade no nascimento, quando na verdade há omissões quanto aos riscos que a cirurgia pode trazer. .
Estamos falando do aumento em 16 vezes maior para a mulher e 10 vezes para o bebê. ????
.
Informação adequada que deve existir desde o início do pré-natal para todas as mulheres muitas vezes não é valorizada, quando são até mascaradas pelos profissionais.
.
São inúmeras razões para os médicos preferirem realizar uma cesariana. É um método mais rápido, que otimiza o tempo de muitos e libera leitos mais rapidamente. Por isso, alguns profissionais acreditam ter mais controle em uma cesariana, e acabam passando isso para suas clientes.
Contudo, vemos que na grande maioria das vezes a cesariana não está relacionada à segurança da saúde da mãe e do bebê.
.
Portanto, não deixe de buscar informação e conhecimento durante a gestação para que haja segurança nas tomadas de decisões. .
E conte com a gente para tirar suas as dúvidas. ????

 

Deixe um comentário