Esse período pós-parto que pode durar 40 dias ou mais (se falarmos em puerpério prolongado pode ir de 3 meses até 2 anos) é um período de adaptação, entendimento, transformação, recuperação, fusão e loucura. O puerpério também dói muitas vezes. Vai muito além, mas muito além das coisas que podemos ver e tocar. Não importa se você teve o seu parto vaginal ou cesariana – TODA MULHER PASSARÁ PELO PUERPÉRIO. Muitas vezes demoramos a entender esse portal tão intenso porque, por mais que lemos e buscamos informações, só quando entramos nele é que vamos nos permitir enfrentá-lo como deve ser, e nos damos conta da loucura dessa viagem sem volta que é a maternidade. Não importa se é a primeira, segunda, terceira vez ou mais que vivenciamos, ele estará ali pronto a nos desafiar. Cada momento é único e o que vivemos há segundos atrás não voltará mais. Um momento de transformação onde todos estão aprendendo um novo papel de mãe, pai, filho(a). A mãe passa além da recuperação física do corpo não grávido, por transformações hormonais, emocionais, psicológicas e sociais.
Cadê aquele bebê fofinho, cheirosinho e tão sonhado? Entre trocar fraldas, amamentar, colocar para dormir. Aff, que relógio é esse que nunca chega a hora da mãe dormir? Cadê o bebê gordinho, sorridente que vemos nas revistas e comerciais? Cadê?
Eis que agora temos um bebê real e entre cocôs, choros, golfadas e noites sem dormir uma mulher em busca dela mesma. O mantra é “vai passar” e acreditem passa!
A presença do parceiro integrado aos cuidados com bebê e o olhar voltado à mulher para o suporte necessário. PAI não faz favor, PAI É CUIDADOR e EDUCADOR. Deixe o parceiro participar de todos os processos, isso é família!
É importante ter uma rede de apoio para troca de experiência, para diminuir e afastar o sentimento de solidão, para o convívio social faz a diferença.
Hoje, existem várias atividades e espaços voltados para mãe-bebê, como espaços para yoga, dança, conversa, cine-materna, entre outras.
Viva intensamente cada fase, mergulhe dentro de você, busque coragem, liberte-se, cure-se e PERMITA-SE sempre!

Deixe um comentário