1- NÃO EXISTE PREPARO DE MAMAS NA GESTAÇÃO! Ainda escutamos hoje em dia em esfregar os mamilos com buchas, panos ásperos, ficar repuxando o bico pra frente, de um lado pro outro. NÃO faça nada! Pois além de causar micro lesões nas aréolas e trazer infecções você prejudica a lubrificação natural que as glândulas secretoras eliminam para auxiliar neste período.
2- Banho de sol não faz mal (antes das 10h e depois das 16h), mas não tem comprovação científica que evitará rachaduras.
3- Informação e comprovações científicas dos benefícios da amamentação fazem a diferença. Nada substitui o leite materno. Ele é vivo! Além de água e gordura, a receita leva vitaminas, açúcares, substâncias anti-inflamatórias, sais minerais, células-tronco e até micro-RNA.
4- A pega correta é o grande segredo para não machucar, mas entendemos também que é um processo de aprendizado mãe-bebê e vice-versa. Assista vídeos e busque apoio profissional e de quem já amamentou com sucesso!
5- Além da informação, frequentar grupos de apoio, conversar com quem amamentou, TENHA uma consultora em amamentação. Busque ajuda sempre que precisar! Mesmo que pague pela consultoria, sai muito mais barato do que a lata da fórmula, além do mais fundamental, a saúde do seu filho.
6- Nem sempre é fácil amamentar, principalmente no primeiro mês de vida. Priorize a amamentação como fonte de vida. As tarefas domésticas e financeiras pode ser ajudada por seu parceiro ou alguém de sua confiança. Monte sua rede de apoio, isso é fundamental!
7- Escolha um pediatra ou médico de família que seja amigo íntimo da amamentação!
8- Não tenha em casa de bicos artificiais (chupeta, bico de silicone, mamadeira). Não precisamos desses objetos. Aquelas conchas para amamentação também estão contra-indicadas e podem trazer prejuízos à saúde das mamas. Acredite em você. A amamentação dá certo!
9- Insegurança, cansaço e medo de não conseguir amamentar pode aparecer, mas lembre-se de que não está sozinha e sempre terá alguém pra te acolher. Permita-se!
10- Não há necessidade de fazer restrição na dieta sem antes conversar com profissional de saúde e o pediatra! Alimentação saudável e uma boa ingestão de líquidos (3-4L/dia).